A Escola

 

Escola de Artes em Movimento (EAM), situada em Alvalade, é uma Instituição que visa a aprendizagem artística musical através da implementação de metodologias inovadoras, que ajudam na compreensão, descodificação e interpretação dos vários conceitos musicais, transformando a educação artística num caminho sem barreiras e eficaz desde as idades mais jovens.

 

Fruto da vivência profissional das suas mentoras, Alexandra Costa e Margarida Moser e combinando a suas experiências pedagógicas (ricas em metodologias ativas em idades desde o Berçário até ao final do Ensino Básico) com as suas experiências artísticas em ensino, interpretação de instrumento, direção, composição, entre outros, a EAM, pretende proporcionar um ensino diferenciado a crianças a partir dos três anos de idade.

 

Indo ao encontro das necessidades de cada aluno, com a flexibilidade para adaptar as estratégias em sala de aula a e com ferramentas não convencionais, inequivocamente eficazes (notação colorida, iconografia, vocábulos entre outras) os alunos apreendem a notação musical de forma mais imediata e natural, descodificando a simbologia através de conceitos já adquiridos e vocabulário facilmente reconhecido.

 

A Prática  Musical Individual e/ou Conjunta torna-se o ponto de partida para a aprendizagem e desenvolvimento dos conceitos que lhe estão associados de forma a facilitar a aquisição de competências necessárias à formação de um bom músico e intérprete.

gráfico-eam-flexibilidade3

METODOLOGIA

 

Fazer música, mesmo quando ainda não se sabe identificar a simbologia musical, é o percurso pedagógico que escolhemos para os nossos alunos.
Assim, desenvolvem-se competências musicais através da audição, imitação,
improvisação e de técnicas informais que facilitam o posterior reconhecimento da literacia musical.

 

Na EAM utilizamos uma grafia musical Iconográfica Colorida, de forma a ajudar os alunos num primeiro impacto com a leitura/interpretação do instrumento musical.

 

Acreditamos na necessidade de os alunos terem contacto com a Prática Musical Individual ou Conjunta antes do reconhecimento teórico de forma a melhor adquirirem as competências necessárias à formação de um bom músico e intérprete.

As Nossas Estratégias